domingo, 7 de novembro de 2010

Com lágrimas nos olhos

Uma profunda tristeza me invadiu hoje pela manhã.
Desde ontem estávamos em alerta pois sabíamos que o Mirózinho não estava nada bem. Do quadro animador de reabilitação nos dois primeiros dias de pós-cirurgico ele havia passado rapidamente para um quadro típico de infecção.

Desde o primeiro contato com o Miró, o Dr. Artur suspeitou que ele era portador da FeLV.
Para quem não sabe FeLV é um retrovírus que se transmite de felino para felino, por meio do contato com secreções, fezes ou urina e também da mãe para o filhote através do útero ou na amamentação. A sigla quer dizer Feline Leukemia Virus, ou seja Virus da Leucemia Felina, portanto não há risco de contágio para seres humanos. Comumente nos referimos à doença com a mesma sigla do vírus e ela é a principal causa da morte de milhares de gatos todos os anos.
Como acontece com a AIDS nos humanos, um gato pode ser portador da FeLV e não manifestar os sintomas da doença por muitos anos. Contudo, quando a doença se manifesta o vírus atinge o sistema imunológico ocasionando perda considerável das células de defesa e degeneração do animal até a morte num prazo inferior a dois anos na grande maioria dos casos. E infelizmente, também como a AIDS a FeLV não tem cura. Os tratamentos existentes são sintomáticos, combatem apenas as doenças e infecções decorrentes.
Por outro lado, o vírus tem curto tempo de vida fora do corpo do animal, o que reduz a possibilidade de contágio. A principal recomendação feita pelos veterinários é castrar o animal para evitar hábitos que colocam o gato em situações de risco, como as famosas saidinhas em busca de pareceiras. Além disso hoje em dia também já existem vacinas que são eficazes e seguras na imunização do felino contra o vírus.
Mas o fato é que o Miró era um gatinho de rua, que certamente já havia cruzado com muitas gatinhas e brigado com muitos gatos por causa dessas gatinhas. Provavelmente nunca havia sido vacinado e para piorar o quadro, havia sofrido maus tratos. Ou seja era um convite ao vírus que já devia estar instalado no corpo do nosso pequeno guerreiro há algum tempo.
Diante desse quadro de tanta fragilidade, o sistema imunológico do Miró ainda tentou travar uma verdadeira batalha contra o que ele julgava ser um corpo estranho: a placa implantada na mandíbula. Assim, as células de defesa remanescentes no corpinho do Miró rejeitaram solenemente a placa de titânio e o parafuso colocado para segurar o ligamento da mandíbula se quebrou literalmente. Com isso, a cirurgia já havia sido totalmente desfeita.

Quando o Dr. Artur nos ligou hoje pela manhã ele contou que havia colocado o Miró novamente na sonda ontem à noite e permaneceu a madrugada acordado, tentando todos os métodos possíveis para manter o Miró hidratado e nutrido. Já depois das 6h, quando ele decidiu que iria fazer uma nova intervenção para tentar consertar a cirurgia perdida, enquanto preparava a anestesia, percebeu que o Miró já havia perdido aquela batalha. Ele notou que nosso pequeno preferiu o descanso a continuar lutando contra um inimigo tão voraz e atroz.
Fizemos sinceramente aquilo que estava ao nosso alcance e aqui eu incluo o Dr. Artur que ficou muitissimo sensibilizado com o caso do Miró. Mas infelizmente ele já não podia resistir e então partiu.

Fica em mim a dolorosa sensação de impotência e o sentimento de onde quer que esteja, que ele esteja mais feliz.

Agradecemos de coração às doações e a colaboração de todos que divulgaram a história do Miró e que nos apoiaram de alguma maneira.
Esperamos que esta tenha sido uma história triste entre tantas outras felizes que podemos escrever.

...



2 comentários:

Gui disse...

Eu sei que fizeram tudo, tudo que estava no alcance.
Fica o meu sentimento a Miró e a certeza de que Deus é Senhor de todas as coisas e sabe o que faz.
Fica o meu agradecimento a vocês, pela coragem, pela luta diária e pelo amor maior à causa.

Bjs.

Guinha

Bel disse...

Gê, a tristeza é nossa companheira, nesses momentos. MAs já-já ela dá uma voltinha e deixa você mais alegrinha, vendo os bichinhos serem adotados.

Gostei da iniciativa, sucesso pra vocês!

Bjooo